Como é que as pequenas empresas beneficiam de uma boa agência de SEO
As pequenas empresas frequentemente enfrentam restrições financeiras. Por isso, precisam de gerir os seus custos com cuidado e garantir que o seu orçamento de marketing é utilizado da forma mais eficiente possível. Infelizmente, isso significa que os decisores das pequenas empresas muitas vezes são críticos em relação a novas ideias, especialmente se têm gerido a empresa com sucesso durante muitos anos. No entanto, isso não assegura que a empresa continuará a prosperar no futuro se não se adaptar às mudanças. Um exemplo disso é a otimização para motores de busca (SEO). Muitas empresas pouco investiram nesta área, se é que o fizeram. Em diversos setores, uma boa posição no Google pode resultar num aumento significativo de consultas e encomendas. Este artigo pretende mostrar como as pequenas empresas podem beneficiar ao colaborar com uma boa agência de SEO.
As funções de uma agência de SEO
Se nunca trabalhou com SEO, pode não saber exatamente o que uma agência de SEO faz pelos seus clientes. De forma simples, uma agência de SEO ajuda os seus clientes a obter melhores classificações no Google, aumentando assim a sua visibilidade. Mas como é que isso funciona exatamente? Uma agência de SEO começa por realizar uma análise SEO. Com base nesta análise, são decididas as medidas específicas que fazem sentido implementar. Frequentemente, uma agência de SEO começa por analisar o site do cliente e realizar as otimizações necessárias, uma vez que há muitos fatores que podem influenciar a classificação no Google.
Uma otimização on-page não é o único foco de uma agência de SEO. A construção de links, ou link building, também é frequentemente iniciada de imediato. Isto envolve conseguir mais ligações de outros sites para o seu próprio site. Esta estratégia pode aumentar significativamente a relevância do seu site e, consequentemente, melhorar a sua classificação no Google.
Como identificar uma boa agência de SEO
Para quem não é especialista, pode ser difícil saber como reconhecer uma boa agência de SEO. As promessas feitas pelos vendedores muitas vezes parecem demasiado boas para ser verdade, e anunciam sucessos extremamente rápidos que são difíceis de alcançar na prática. Além disso, o valor real dos custos mensais também pode ser questionável. Por isso, é importante encontrar uma agência de SEO confiável e competente.
Estas agências destacam-se, por exemplo, por mostrar claramente aos seus clientes, desde o início, o que pode ser realisticamente alcançado com o orçamento disponível. Além disso, uma boa agência de SEO não faz promessas irrealistas. É raro conseguir passar de uma das posições mais baixas para o topo em poucos dias ou semanas. Normalmente, deve-se esperar pelo menos dois a três meses para que as medidas de SEO comecem a resultar num aumento do tráfego. É expectável que haja transparência entre a agência e o cliente, isto garante que ambas as partes estão comprometidas e empenhadas em alcançar os melhores resultados possíveis.