Content Audit
A Content Audit é uma fase muito importante numa estratégia de SEO
O que é uma content audit e para que serve?
Uma das bases da otimização SEO é a produção de conteúdo centrado num objetivo. O conteúdo textual de um Website como páginas de categorias, páginas de destino, textos convincentes e informativos, a oferta de serviços e produtos, artigos de blogues são os elementos que levam o utilizador ao seu Website.
O Google e os motores de pesquisa em geral não são mais do que enormes repositórios de respostas: assim é muito importante que o seu website consiga dar todas as respostas que o utilizador procura.
E como descobrir exatamente quais as perguntas e respostas que o utilizador procura? Para o descobrir, precisa de uma auditoria de conteúdos SEO. Trata-se de uma auditoria de conteúdos abrangente, um inventário de tudo o que funciona e não funciona no seu website.
A auditoria da estratégia de conteúdos da SEO Organic
A content audit pode ser uma ferramenta de carácter editorial, com o objetivo de corrigir informações incorretas, eliminar artigos que já não são interessantes, renovar artigos pilares com novos conteúdos. Se for feita por profissionais de uma agência de SEO, no entanto, a estratégia de content audit também explora outros elementos como:
- meta-título e meta-descrição;
- palavras-chave para as quais a página está posicionada;
- possíveis palavras-chave para as quais otimizar um artigo que não está posicionado;
- análise de dados sobre o tráfego obtido;
- limpeza de eventuais backlinks.
Na agência de SEO Organic, trabalhamos em sinergia com uma estratégia de Copywriting, a análise completa Web Analytics e uma estratégia de SEO. Começamos por estudar o seu conteúdo atual para realizar uma content audit completa, que nos dirá o que precisa de ser revisto, eliminado ou reescrito no seu site.
Trabalhamos na correção das páginas do seu website, de forma a ficarem devidamente otimizadas, para que transmitam a essência da sua marca e, por outro, satisfaçam os motores de pesquisa.
Ferramentas úteis para uma content audit
Mas como fazer uma Auditoria da Estratégia de Conteúdos?
Os profissionais da SEO Organic utilizam ferramentas que orientam na interpretação do conteúdo com melhor desempenho. Ferramentas como por exemplo o Google Search Console, o SemRush, entre outras, guiam-nos no estudo completo das palavras-chave bem posicionadas e daquelas que não conseguem uma boa classificação.
O objetivo não se destina apenas a estar entre os primeiros resultados nos SERPs, mas também a analisar se existe uma correspondência entre a intenção de pesquisa e o conteúdo que se classifica para essa palavra-chave, transmitindo também corretamente o utilizador.
Uma utilização equilibrada do valor da informação, da escrita criativa e do preenchimento estratégico de palavras-chave é a melhor forma de posicionar o seu conteúdo, tanto antigo como novo, a longo prazo.